Malhar faz Bem

Malhar faz Bem
Cuide-se e bons treinos

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quando um cliente faz a opção em contratar um personal trainer deve tomar certos cuidados para que não se arrependa mais tarde. Uma escolha mal feita pode acarretar sérios problemas à saúde, para não falar do prejuízo financeiro.

A figura do personal trainer tem-se popularizado nos últimos anos. Hoje em dia é possível contratar profissionais de elevado nível por preços acessíveis.
Inicialmente este tipo de profissionais eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo frequentando ginásios, além de valorizarem a sua total privacidade.
Assim, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização, verificando também, se possível, as suas referências.

Os danos mais comuns à saúde, causados por exercícios mal executados ou excesso de exercícios, são as lesões musculares e nas articulações, para além de problemas posturais. Outro problema decorrente da contratação de um mau professor é não conseguir alcançar o resultado esperado. O cliente paga, mas não tem benefícios.

Cabe ainda ao personal trainer, indicar e orientar os equipamentos, calçado e vestuário adequados à prática desportiva adoptada.

Sugestões que devem ser lembradas por ambos, cliente e personal trainer:

1. O trabalho do personal trainer pode ser direccionado para clientes com bom condicionamento físico, atletas, pessoas sedentárias, obesas, portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.

2. O trabalho é individual. Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um, por issonão tente copiar o treino de outras pessoas.

3. Tenha os seus objectivos bem definidos.

4. Nenhum profissional capacitado promete resultados espectaculares num curto prazo, nem traça objectivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.

5. Os honorários são cobrados por hora, semanal ou mensal. No entanto, ainda não há uma tabela fixa de preços para esses profissionais.

6. É necessário uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de actividade.

7. Quando preencher qualquer ficha informativa sobre asua saúde, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!

8. Siga correctamente as orientações do seu personal trainer na hora de fazer os exercícios.

9. A carga de trabalho deverá ser aumentada gradualmente e de forma específica, criando condições para que se notem os efeitos do exercício.

10. A frequência ideal varia de três a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma actividade moderada que complemente o trabalho. Outra solução é o treino prescrito. Isto é, o aluno faz uma ou duas aulas por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (principiante, intermédio ou avançado) em que o aluno se encontra. Para principiantes não é muito aconselhável.

11. A ansiedade excessiva pode acabar por prejudicar um bom treino.











Nenhum comentário:

Postar um comentário