O alongamento tem sua importância reconhecida devido a alguns fatores: tanto uma vida sedentária como uma atividade física intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, levando a uma diminuição da flexibilidade.
Este encurtamento das fibras musculares gera maior propensão para o desenvolvimento de problemas nos músculos, articulações, tendões, criando tensões nestas regiões e gerando dores que acabam acompanhando as pessoas no dia-a-dia. Imagina que você fique sentado em uma cadeira o dia todo com os ombros pra frente, o pescoço pra baixo e as pernas encolhidas, quando você levanta você sente aquela “travada”, é isso são seus músculos “encurtando” e tensionando, o que no decorrer dos dias levará você a sentir dores intensas e desenvolver uma postura corporal não adequada.
Com a prática regular e correta de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e da atividade física, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Para que servem?
•Restaurar a amplitude do movimento normal do individuo, ou melhorar a sua amplitude de movimento;
•Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;
•Facilitar o relaxamento muscular;
•Reduzir o risco de lesões músculos-tendinosas;
•Relaxar o corpo e conseqüentemente a mente;
•Prepara o corpo para a atividade física, visto que quando você está alongando você está avisando seus músculos que eles vão ser utilizados e os alongamentos vão desta maneira ativando a circulação e pré-aquecendo os músculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário