Malhar faz Bem

Malhar faz Bem
Cuide-se e bons treinos

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quando um cliente faz a opção em contratar um personal trainer deve tomar certos cuidados para que não se arrependa mais tarde. Uma escolha mal feita pode acarretar sérios problemas à saúde, para não falar do prejuízo financeiro.

A figura do personal trainer tem-se popularizado nos últimos anos. Hoje em dia é possível contratar profissionais de elevado nível por preços acessíveis.
Inicialmente este tipo de profissionais eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo frequentando ginásios, além de valorizarem a sua total privacidade.
Assim, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização, verificando também, se possível, as suas referências.

Os danos mais comuns à saúde, causados por exercícios mal executados ou excesso de exercícios, são as lesões musculares e nas articulações, para além de problemas posturais. Outro problema decorrente da contratação de um mau professor é não conseguir alcançar o resultado esperado. O cliente paga, mas não tem benefícios.

Cabe ainda ao personal trainer, indicar e orientar os equipamentos, calçado e vestuário adequados à prática desportiva adoptada.

Sugestões que devem ser lembradas por ambos, cliente e personal trainer:

1. O trabalho do personal trainer pode ser direccionado para clientes com bom condicionamento físico, atletas, pessoas sedentárias, obesas, portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.

2. O trabalho é individual. Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um, por issonão tente copiar o treino de outras pessoas.

3. Tenha os seus objectivos bem definidos.

4. Nenhum profissional capacitado promete resultados espectaculares num curto prazo, nem traça objectivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.

5. Os honorários são cobrados por hora, semanal ou mensal. No entanto, ainda não há uma tabela fixa de preços para esses profissionais.

6. É necessário uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de actividade.

7. Quando preencher qualquer ficha informativa sobre asua saúde, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!

8. Siga correctamente as orientações do seu personal trainer na hora de fazer os exercícios.

9. A carga de trabalho deverá ser aumentada gradualmente e de forma específica, criando condições para que se notem os efeitos do exercício.

10. A frequência ideal varia de três a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma actividade moderada que complemente o trabalho. Outra solução é o treino prescrito. Isto é, o aluno faz uma ou duas aulas por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (principiante, intermédio ou avançado) em que o aluno se encontra. Para principiantes não é muito aconselhável.

11. A ansiedade excessiva pode acabar por prejudicar um bom treino.











Saúde, Envelhecimento e Exercicios Físicos


A possível relação entre saúde, envelhecimento, exercícios físicos, capacidade funcional e qualidade de vida têm sido objeto de estudo de inúmeros trabalhos científicos atuais. Integrar todas essas variáveis é o objetivo de vários pesquisadores que almejam encontrar o segredo de um envelhecimento saudável.

Uma das mais importantes alterações que ocorre com o aumento da idade cronológica é a diminuição da massa muscular esquelética, que gira em torno de 40%. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, termo genérico que indica a perda da massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem um impacto significante na saúde pública pelas suas bem reconhecidas conseqüências funcionais. A força muscular é a adaptação funcional que sempre acompanha os níveis de massa muscular, sendo importante no dia-a-dia de todas as pessoas para a realização das mais diversas tarefas, em especial no idoso, pois geralmente este é um sedentário que perdeu a aptidão física geral.

O Exercicio Fisico

O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que a praticam. De acordo com Santarém, alguns dos efeitos salutares do exercício físico são: o aumento do HDL-colesterol; a redução dos triglicerídeos; redução da pressão arterial e da tendência à arritmia pela diminuição da sensibilidade à adrenalina; redução da agregação plaquetária e estímulo a fibrinólise; aumento da sensibilidade das células à insulina; estímulo ao metabolismo dos carboidratos, estímulo hormonal e imunológico; redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico e tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento da massa muscular. Sendo assim, o exercício físico atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.

Os exercícios que atuam revertendo perdas como a da massa óssea, muscular e força, são os mais eficazes já que contribuem para uma maior autonomia funcional. O baixo risco de lesões, controle de freqüência cardíaca e pressão arterial são fatores que tornam certos exercícios seguros, portanto preferíveis nesta faixa etária. Por fim uma sensação agradável e de bem-estar deve envolver o indivíduo pra que este se sinta motivado a progredir com os exercícios.

Segundo a SBME e SBGG, o programa ideal de exercícios físicos para os idosos deve durar de 30 a 90 minutos, se possível todos os dias da semana, incluindo exercícios aeróbicos, de força muscular, de flexibilidade e equilíbrio.









Alongamentos



O alongamento tem sua importância reconhecida devido a alguns fatores: tanto uma vida sedentária como uma atividade física intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, levando a uma diminuição da flexibilidade.
Este encurtamento das fibras musculares gera maior propensão para o desenvolvimento de problemas nos músculos, articulações, tendões, criando tensões nestas regiões e gerando dores que acabam acompanhando as pessoas no dia-a-dia. Imagina que você fique sentado em uma cadeira o dia todo com os ombros pra frente, o pescoço pra baixo e as pernas encolhidas, quando você levanta você sente aquela “travada”, é isso são seus músculos “encurtando” e tensionando, o que no decorrer dos dias levará você a sentir dores intensas e desenvolver uma postura corporal não adequada.

Com a prática regular e correta de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e da atividade física, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Para que servem?

•Restaurar a amplitude do movimento normal do individuo, ou melhorar a sua amplitude de movimento;

•Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;

•Facilitar o relaxamento muscular;

•Reduzir o risco de lesões músculos-tendinosas;

•Relaxar o corpo e conseqüentemente a mente;

•Prepara o corpo para a atividade física, visto que quando você está alongando você está avisando seus músculos que eles vão ser utilizados e os alongamentos vão desta maneira ativando a circulação e pré-aquecendo os músculos.




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Benefícios do Açai



O Açaí é uma rica fonte de fibras, fósforo, sais minerais, cálcio, potássio, ferro e vitaminas. Segundo estudos, o fruto contém uma substância chamada antocianina que age aumentando o HDL (bom colesterol) e baixando o LDL (mau colesterol), em conseqüência disso diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares.Além disso, o açaí contém um outro componente muito importante, o ferro que é recomendado para o tratamento da anemia e o fortalecimento dos músculos.A fruta, típica da Região Amazônica, que até certo tempo era pouco valorizado por ser um alimento para o caboclo hoje está ganhando mercado e sendo valorizado em todas as regiões do Brasil e até no exterior, que devido seus valores nutricionais e energéticos têm sido exportado em grande escala.O açaí é considerado um excelente energético natural para pessoas que exercem funções de estresse físico e mental e pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.Por estes motivos, o açaí é apreciado por atletas, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células, e recomendado para todas as pessoas, inclusive as que fazem dieta.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Beneficios de uma aula de JUMP



Quer emagrecer, enrijecer o bumbum e deixar as suas pernas mais definidas? Pule, mas pule muito! A aula de Jump é uma das prediletas de quem quer queimar calorias, principalmente quando se trata do público feminino. Ao som de músicas empolgantes, o aluno segue as coreografias do professor em cima de plataformas elásticas que impulsionam os movimentos.

É claro que a perda de calorias está diretamente ligada à intensidade dos exercícios. E como qualquer outra atividade, é bom que você comece com muita cautela. Mas, de uma maneira geral, 45 minutos de Jump são capazes de eliminar de 300 a 600 calorias. Por isso, a dica é: Pule com força e entusiasmo!Além de emagrecer a aula ajuda a melhorar a coordenação motora, já que as coreografias exigem ritmo e concentração. E realmente vale à pena tanto esforço! A panturrilha, as pernas e o bumbum são muito trabalhados e ganham novos contornos. Até contra a celulite o Jump é um ótimo remédio!

Contudo, se você tem algum problema de coluna ou no joelho, é melhor tomar cuidado! Pular pode piorar ainda mais a sua situação. Uma boa dica é que você combine esta aula com um treino de musculação. Desta maneira, você queima a gordura e fortalece os músculos ao mesmo tempo.








Pilates


Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Deve sempre ser aplicado apenas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios, com bolas especiais ou no solo.