Malhar faz Bem

Malhar faz Bem
Cuide-se e bons treinos

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quando um cliente faz a opção em contratar um personal trainer deve tomar certos cuidados para que não se arrependa mais tarde. Uma escolha mal feita pode acarretar sérios problemas à saúde, para não falar do prejuízo financeiro.

A figura do personal trainer tem-se popularizado nos últimos anos. Hoje em dia é possível contratar profissionais de elevado nível por preços acessíveis.
Inicialmente este tipo de profissionais eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo frequentando ginásios, além de valorizarem a sua total privacidade.
Assim, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização, verificando também, se possível, as suas referências.

Os danos mais comuns à saúde, causados por exercícios mal executados ou excesso de exercícios, são as lesões musculares e nas articulações, para além de problemas posturais. Outro problema decorrente da contratação de um mau professor é não conseguir alcançar o resultado esperado. O cliente paga, mas não tem benefícios.

Cabe ainda ao personal trainer, indicar e orientar os equipamentos, calçado e vestuário adequados à prática desportiva adoptada.

Sugestões que devem ser lembradas por ambos, cliente e personal trainer:

1. O trabalho do personal trainer pode ser direccionado para clientes com bom condicionamento físico, atletas, pessoas sedentárias, obesas, portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.

2. O trabalho é individual. Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um, por issonão tente copiar o treino de outras pessoas.

3. Tenha os seus objectivos bem definidos.

4. Nenhum profissional capacitado promete resultados espectaculares num curto prazo, nem traça objectivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.

5. Os honorários são cobrados por hora, semanal ou mensal. No entanto, ainda não há uma tabela fixa de preços para esses profissionais.

6. É necessário uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de actividade.

7. Quando preencher qualquer ficha informativa sobre asua saúde, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!

8. Siga correctamente as orientações do seu personal trainer na hora de fazer os exercícios.

9. A carga de trabalho deverá ser aumentada gradualmente e de forma específica, criando condições para que se notem os efeitos do exercício.

10. A frequência ideal varia de três a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma actividade moderada que complemente o trabalho. Outra solução é o treino prescrito. Isto é, o aluno faz uma ou duas aulas por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (principiante, intermédio ou avançado) em que o aluno se encontra. Para principiantes não é muito aconselhável.

11. A ansiedade excessiva pode acabar por prejudicar um bom treino.











Saúde, Envelhecimento e Exercicios Físicos


A possível relação entre saúde, envelhecimento, exercícios físicos, capacidade funcional e qualidade de vida têm sido objeto de estudo de inúmeros trabalhos científicos atuais. Integrar todas essas variáveis é o objetivo de vários pesquisadores que almejam encontrar o segredo de um envelhecimento saudável.

Uma das mais importantes alterações que ocorre com o aumento da idade cronológica é a diminuição da massa muscular esquelética, que gira em torno de 40%. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, termo genérico que indica a perda da massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem um impacto significante na saúde pública pelas suas bem reconhecidas conseqüências funcionais. A força muscular é a adaptação funcional que sempre acompanha os níveis de massa muscular, sendo importante no dia-a-dia de todas as pessoas para a realização das mais diversas tarefas, em especial no idoso, pois geralmente este é um sedentário que perdeu a aptidão física geral.

O Exercicio Fisico

O exercício físico na terceira idade pode trazer benefícios tanto físicos, como sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável dos indivíduos que a praticam. De acordo com Santarém, alguns dos efeitos salutares do exercício físico são: o aumento do HDL-colesterol; a redução dos triglicerídeos; redução da pressão arterial e da tendência à arritmia pela diminuição da sensibilidade à adrenalina; redução da agregação plaquetária e estímulo a fibrinólise; aumento da sensibilidade das células à insulina; estímulo ao metabolismo dos carboidratos, estímulo hormonal e imunológico; redução da gordura corporal devido ao maior gasto calórico e tendência à elevação da taxa metabólica pelo aumento da massa muscular. Sendo assim, o exercício físico atua na profilaxia de doenças melhorando os fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias.

Os exercícios que atuam revertendo perdas como a da massa óssea, muscular e força, são os mais eficazes já que contribuem para uma maior autonomia funcional. O baixo risco de lesões, controle de freqüência cardíaca e pressão arterial são fatores que tornam certos exercícios seguros, portanto preferíveis nesta faixa etária. Por fim uma sensação agradável e de bem-estar deve envolver o indivíduo pra que este se sinta motivado a progredir com os exercícios.

Segundo a SBME e SBGG, o programa ideal de exercícios físicos para os idosos deve durar de 30 a 90 minutos, se possível todos os dias da semana, incluindo exercícios aeróbicos, de força muscular, de flexibilidade e equilíbrio.









Alongamentos



O alongamento tem sua importância reconhecida devido a alguns fatores: tanto uma vida sedentária como uma atividade física intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, levando a uma diminuição da flexibilidade.
Este encurtamento das fibras musculares gera maior propensão para o desenvolvimento de problemas nos músculos, articulações, tendões, criando tensões nestas regiões e gerando dores que acabam acompanhando as pessoas no dia-a-dia. Imagina que você fique sentado em uma cadeira o dia todo com os ombros pra frente, o pescoço pra baixo e as pernas encolhidas, quando você levanta você sente aquela “travada”, é isso são seus músculos “encurtando” e tensionando, o que no decorrer dos dias levará você a sentir dores intensas e desenvolver uma postura corporal não adequada.

Com a prática regular e correta de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e da atividade física, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Para que servem?

•Restaurar a amplitude do movimento normal do individuo, ou melhorar a sua amplitude de movimento;

•Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;

•Facilitar o relaxamento muscular;

•Reduzir o risco de lesões músculos-tendinosas;

•Relaxar o corpo e conseqüentemente a mente;

•Prepara o corpo para a atividade física, visto que quando você está alongando você está avisando seus músculos que eles vão ser utilizados e os alongamentos vão desta maneira ativando a circulação e pré-aquecendo os músculos.




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Benefícios do Açai



O Açaí é uma rica fonte de fibras, fósforo, sais minerais, cálcio, potássio, ferro e vitaminas. Segundo estudos, o fruto contém uma substância chamada antocianina que age aumentando o HDL (bom colesterol) e baixando o LDL (mau colesterol), em conseqüência disso diminui bastante o risco de ocorrer doenças cardiovasculares.Além disso, o açaí contém um outro componente muito importante, o ferro que é recomendado para o tratamento da anemia e o fortalecimento dos músculos.A fruta, típica da Região Amazônica, que até certo tempo era pouco valorizado por ser um alimento para o caboclo hoje está ganhando mercado e sendo valorizado em todas as regiões do Brasil e até no exterior, que devido seus valores nutricionais e energéticos têm sido exportado em grande escala.O açaí é considerado um excelente energético natural para pessoas que exercem funções de estresse físico e mental e pela grande quantidade de fibras facilita o transito intestinal.Por estes motivos, o açaí é apreciado por atletas, pois ele é indispensável no transporte de oxigênio para as células, e recomendado para todas as pessoas, inclusive as que fazem dieta.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Beneficios de uma aula de JUMP



Quer emagrecer, enrijecer o bumbum e deixar as suas pernas mais definidas? Pule, mas pule muito! A aula de Jump é uma das prediletas de quem quer queimar calorias, principalmente quando se trata do público feminino. Ao som de músicas empolgantes, o aluno segue as coreografias do professor em cima de plataformas elásticas que impulsionam os movimentos.

É claro que a perda de calorias está diretamente ligada à intensidade dos exercícios. E como qualquer outra atividade, é bom que você comece com muita cautela. Mas, de uma maneira geral, 45 minutos de Jump são capazes de eliminar de 300 a 600 calorias. Por isso, a dica é: Pule com força e entusiasmo!Além de emagrecer a aula ajuda a melhorar a coordenação motora, já que as coreografias exigem ritmo e concentração. E realmente vale à pena tanto esforço! A panturrilha, as pernas e o bumbum são muito trabalhados e ganham novos contornos. Até contra a celulite o Jump é um ótimo remédio!

Contudo, se você tem algum problema de coluna ou no joelho, é melhor tomar cuidado! Pular pode piorar ainda mais a sua situação. Uma boa dica é que você combine esta aula com um treino de musculação. Desta maneira, você queima a gordura e fortalece os músculos ao mesmo tempo.








Pilates


Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

Deve sempre ser aplicado apenas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios, com bolas especiais ou no solo.


domingo, 14 de novembro de 2010

Diabetes tipo 1


Diabetes tipo 1 pode ocorrer na faixa etária de 0-35 anos de idade, aproximadamente. Antigamente, era chamado de diabetes infanto-juvenil ou insulino-dependente, já que acomete crianças e pessoas mais jovens e provoca dependência de insulina.

A influência hereditária bem como a presença de determinados tipos de genes como, por exemplo, os chamados HLA Dr3 e Dr4, são importantes na ocorrência deste tipo de diabets. Outros fatores como os ambientais podem ser provocados por situações de estresse como, por exemplo, a perda de um familiar, a separação dos pais, e mudança de casa ou colégio, podem estar “abrindo” a chamada janela imunológica do indivíduo.

Para que se desenvolva o diabetes do tipo 1, ocorre uma verdadeira “guerra” do sistema de defesa ou imunológico do organismo contra o próprio pâncreas e, em especial, contra as células beta. Ele forma anticorpos contra as células beta. Eles promovem uma espécie de processo inflamatório, levando a uma perda progressiva, porém rápida, da capacidade de produção de insulina.

O pâncreas é um órgão que se localiza atrás do estômago e que contém as chamadas células beta, responsáveis pela secreção de insulina.

Este mesmo processo também pode ser disparado por alguns tipos de vírus, como o do Coxsackie e o da caxumba, que agridiriam por engano às células beta causando sua destruição.

A insulina é o hormônio responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue. Para que isto ocorra, a insulina se liga a receptores especiais na membrana da célula – como uma chave a uma fechadura – fazendo, então, com que a glicose sanguínea entre nas células, alimentando o nosso organismo.

Quando sobra glicose na circulação sanguínea, mas falta nas células, ocorre aumento da fome ou polifagia. Ao mesmo tempo, quando a glicose ultrapassa valores de 180mg/dl no sangue, começa a ser eliminada pela urina e o indivíduo apresenta o que se chama de poliúria ou urinar muito, acompanhada de polidipsia ou muita sede.
Pode ocorrer também cansaço fácil, dores nas pernas, coceiras no corpo e visão turva.

Atenção, pois estes são os principais sintomas do diabetes.
Neste caso, o ideal é procurar orientação médica.



o que é Hipertrofia Muscular



A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho da fibra muscular em resposta ao treinamento, principalmente quando esse treinamento é do tipo contra-resistido. Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática do exercícios) ou crônica (quando permanece após 3 ou mais dias sem a atividade específica). Isso acontece porque seu corpo tem que se recuperar do estresse sofrido aumentando o tamanho da fibra muscular a fim de suportar mais carga.

A hipertrofia muscular significa o crescimento dos músculos num indivíduo. Este crescimento é mais acentuado durante a puberdade, que é a altura de maiores crescimentos no ser humano. Quando termina a adolescência, termina também o crescimento muscular. Durante esta altura, a idade da criança e a alimentação que toma são fundamentais para determinar a velocidade da hipertrofia muscular.

Além dos factores biológicos do ser humano, a hipertrofia muscular pode ser forçada, através de suplementos alimentares, de treinos de musculação para hipertrofia e alguns tipos de exercícios de alta intensidade e curta duração, como a corrida de velocidade dos 100m. Já os exercícios de baixa intensidade e longa duração não causam a hipertrofia muscular.

Para que o processo de aumento da massa muscular (hipertrofia muscular) ocorra com eficiência não basta oferecer o estímulo do treinamento físico. Também é necessário manter o organismo em situação metabólica favorável.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Efeitos Colaterais da SIBUTRAMINA


A sibutramina (cloridrato de sibutramina monoidratado) é um remédio que muitas pessoas usam para emagrecer, muitas vezes com sucesso, só que algumas vezes usam sem indicação médica ou acima do recomendado, e isso pode trazer muitos perigos pra quem usa a sibutramina da forma incorreta.

Os principais efeitos colaterais da sibutramina são:

Aumento da pressão arterial
Palpitações
Dores de Cabeça
Insônia
Náuseas
Constipação
Sudorese
Alterações visuais

Devido aos reais perigos que esse remédio pode trazer se usado incorretamente, a Anvisa dificultou o acesso ao mesmo em março de 2010, tornando a sibutramina um remédio faixa preta e vendido sobre receituário azul numerado.

Abaixo, você tem acesso a bula da sibutramina sobe o nome comercial de reductil (arquivo em PDF)


E lembre-se, que antes de pensar em tomar sibutramina sozinho, você veja que o remédio tem riscos reais. Por isso, recomendamos que você vá ao médico afim de ver o melhor tratamento para seu emagrecimento, sem riscos a sua saúde, antes de sair tomando remédio sem prescrição médica.



domingo, 31 de outubro de 2010

Musculação na Terceira Idade


Terceira idade não existe mais! Agora chamamos de “melhor idade”, pois esse público é o que mais se beneficia com a prática da musculação. Não importa qual é a idade do praticante, ele sempre terá evoluções treinando. Evidentemente um indivíduo de 20 anos de idade terá resultados maiores e com mais rapidez do que um indivíduo de 60 anos. O que não quer dizer que o indivíduo de 60 não obterá resultado algum. SEMPRE HÁ EVOLUÇÃO, em qualquer idade ou condição física. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país com maior número de idosos do planeta.

A musculação é a atividade mais indicada para este público, por ser uma atividade segura e promover inúmeros benefícios:

- Aumento e fortalecimento da massa muscular;
- Aumento da densidade óssea, prevenindo a Osteoporose;
- Aumento do equilíbrio e coordenação motora, evitando quedas;
- Ajuda no controle de doenças como: Diabetes, artrite, hipertensão e cardiopatias;
- Melhora da ingestão alimentar;
- Redução dos níveis de depressão;
- Melhora da qualidade do sono;
- Aumento da auto-eficácia na realização das atividades cotidianas;
- Melhora da auto-estima e interação social.

Então não espere mais. Comece agora mesmo ou incentive seus pais e avós a praticarem musculação. Os benefícios são inúmeros e podem mudar a vida de qualquer pessoa para melhor. Nunca é tarde para começar!








Avanço



Execução: Mantendo a coluna ereta, afaste bem as pernas de forma antero-posterior, posicionando uma das pernas à frente e a outra atrás (como uma passada larga). Depois agache, flexionando os joelhos, até o ponto em que ambas as pernas formem um ângulo de 90º na articulação do joelho. Para se trabalhar bem o glúteo durante este exercício, é importante concentrar toda a força no calcanhar do pé que está posicionado à frente. A perna que esta posicionada atrás serve apenas como apoio, mas não deve ajudar muito no movimento. Depois basta alternar as pernas, até que sejam realizadas de 3 à 4 séries com cada perna.

Variações: O Avanço apresenta algumas variações. Pode ser feito com a barra livre ou com a barra guiada no Smith. Pode também ser feito com halteres (como na figura acima), executando o movimento sem sair do lugar ou caminhando, conhecido como Avanço Caminhando ou Passada.

Esta é a dica mulheres! Treinem perna 2 vezes na semana e não deixem de fazer o Avanço nos treinos! Este exercício é muito eficiente e promete contribuir para deixá-las com o glúteo firme e definido neste verão!



domingo, 24 de outubro de 2010

Escoliose



A coluna, vista por detrás deve ser "recta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados.
Por vezes existem desvios da coluna que se devem a maus hábitos posturais a que se dá o nome de atitude escoliótica.
A atitude escoliótica é corrigida corrigindo a postura e os maus hábitos posturais.

O que é a escoliose?

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.
Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna pois é frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma um dos desvios é o problema sendo o outra a compensação mas nem sempre é assim.

Causas da escoliose?

Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática ou seja não tem causas conhecidas.
No entanto podem existir muitas causas como veremos em causas e tratamento.

Em que idade ela aparece?

A escoliose pode "aparecer" em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.

As escolioses podem aparecer:

• No bebé,
• Na infância,
• Na adolescência,
• No adulto
• E ou no idoso.

Cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens pelo que em todas estas fases da vida da pessoa se deve ter atenção para o estado da sua coluna.

Como verificar se tudo está bem?

Com a pessoa ou criança em pé e olhando por detrás pode-se perceber se existe ou não rectidão da coluna.
Se a coluna fizer um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise de ser corrigido.
Da mesma forma, olhando por detrás e pedindo à pessoa ou criança para se inclinar (dobrar) para a frente:

•Ver se as costas estão de nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro ou
•Um ombro ou área do ombro (ou área toraxica) está mais elevado do que o outro
•Ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro.

Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:

•Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
•Uma perna mais curta ou que dá essa ideia. Frequentemente vê-se no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais baínha do que a outra ou em que as calças junto aos pés não ficam ao mesmo nível.
•As posturas quer em pé quer sentado podem ser sempre erradas e para o mesmo lado.

Quem detecta a escoliose?

Por norma cabe sempre aos pais, aos professores (sobretudo os de educação física) a observação da coluna e das posturas da criança ou pessoa em causa e encaminhar para alguém que possa avaliar a situação, muitas das vezes o ortopedista.
Após a avaliação pelo médico e sempre que exista escoliose (mesmo que pequena e "sem importância") há que recorrer a alguém que possa corrigir eficazmente o problema.

Como corrigir?

A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.
Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.
Quanto ao colete para corrigir a escoliose, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.
Infelizmente como muitos pais que já passaram por este problema já sabem, o colete pouco ou nada faz nas escolioses.
Ou seja acaba por não resolver nada e ainda provoca demasiado sofrimento quer a quem o usa quer aos diversos elementos familiares.
A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose.
A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares o que pode ser uma mais valia.
Outras abordagens podem incluir massagem, osteopatia, quiroprática, e muitas outras abordagens ou terapias.
Escusado será dizer que há que saber quais as causas da escoliose e corrigir essas causas. Para isso há que saber que soluções usar para as causas que existentes pois podendo as causas ser muitas, também as soluções podem ser muitas.




sábado, 16 de outubro de 2010

Anabolizantes


O que são esteróides anbolizantes e como agem em nossa corpo ?

Os anabolizantes são substância semelhantes aos hormônios masculinos, por isso promovem o aumento de caracteres masculinos e de massa muscular. Também aumentam a capacidade do corpo de absorver proteínas e como consequência a retenção de líquidos, o que promove inchaços. Na maioria das vezes, são consumidos associados a três tipos diferentes e em doses cavalares.

As consequências do uso de Anabolizantes

Existem cerca de 69 tipos de efeitos colaterais documentados, o usuário das superdosagens pode desenvolver problemas no fígado, até mesmo câncer, derrame, mudanças no comportamento e até mesmo câncer. Em homens ocorre a diminuição na produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dores para urinar e desenvolvimentos de mamas. Em adolescentes ocorre a perda prematura do crescimento os tornando mais baixos em relação aos que não utilizam anabolizantes. A parada repentina do consumo pode provocar depressão, insônia, fadiga e o desejo ainda maior de consumir as substâncias.

Enfim, os anabolizantes tem sim sua verdadeira utilização como em tratamentos da osteoporose, deficiência de crescimento e problemas hormonais masculinos, e não para satisfazer o ego. O uso inconsequente de anabolizantes já levaram muitas pessoas à morte, porque na maioria das vezes as consequências são irreversíveis, por isso é aconselhável que sejamos amigos do tempo para obtermos o corpo desejado.
 

sábado, 2 de outubro de 2010

Suar emagrece?


MITO

Transpirar durante a atividade física significa que está emagrecendo

VERDADE

Algumas pessoas forçam a transpiração com a falsa sensação de que estarão emagrecendo se aumentarem a quantidade de suor. A transpiração é resultado da intensidade do exercício e, principalmente, da temperatura e umidade ambiente. Assim, praticar exercícios quando o sol está a pino força uma maior eliminação de água pelo organismo. Emagrecer não significa perder água, mas sim, eliminar gordura corporal. Além disso, a água eliminada será reposta quando feita uma nova hidratação. Para evitar mal estar, cãibras e ter um bom rendimento físico, a hidratação deve ser adequada antes, durante e após o exercício. Durante a atividade física, consumir água em pequenas quantidades, mas em espaços constantes de tempo é recomendado.

Cuidados na hora do exercício

* Faça exercícios antes das 10h da manhã e depois das 17h evitando o calor excessivo, prevenindo, assim, a desidratação

* Tenha sempre com você uma garrafinha de água durante o exercício. Hidratando-se corretamente, você evite cãibras e tem um melhor rendimento

* Os isotônicos são indicados para exercícios de longa duração, repondo além da água, minerais importantes para o organismo .

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hidroginástica na terceira idade


Como diz o nome, hidroginástica é a ginástica na água, a qual se diferencia das outras atividades, realçando alguns benefícios, devido às propriedades físicas que o meio oferece. BONACHELLA (1994) classifica as propriedades físicas da água em densidade, flutuação, pressão hidrostática e viscosidade.
    Relatam (ROCHA, 1994; BONACHELA, 1994; MARQUES & PEREIRA, 1999), que as propriedades físicas da água irão auxiliar, ainda mais os idosos, na movimentação das articulações, na flexibilidade, na diminuição da tensão articular (baixo impacto), na força, na resistência, nos sistemas cardiovascular e respiratório, no relaxamento, na eliminação das tensões mentais, entre outros. Em suma, a piscina para o trabalho com a terceira idade, deve obter diferente plano de acesso como, degraus, rampas, barras de apoio ao redor das paredes das bordas, preferencialmente um piso antiderrapante, água bem tratada, profundidade crescente (não ocorrendo quedas bruscas) e variação da temperatura entre 28° a 30° C, RAUCHBACH,1990).
    È importante considerarmos que, antes de incluirmos o idoso nas aulas de hidroginástica, é necessário que o educador físico, tenha em mãos uma avaliação médica, para uma maior segurança do programa da atividade e do idoso, a fim de verificar a real capacidade funcional do aluno e de possível existência de problemas físicos.
    Segundo HARRIS apud KRASEVEC & GRIMES "o exercício adequado pode adiar ou menos retardar as alterações associadas à idade nos sistemas músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular e nervoso central". Com isso, considera-se importante o conhecimento da população em que iremos desenvolver nosso trabalho (no nosso caso, o idoso), para podermos prescrever os exercícios adequados atendendo as necessidades morfológicas, orgânicas e emocionais do grupo, assim colhendo bons resultados, tornando a atividade mais produtiva e lúdica, para a terceira idade.

sábado, 24 de julho de 2010

Freguencia Cardiaca



Você sabe qual a sua Frequência Cardíaca Máxima?

OK, o aparelho é lindo e maravilhoso, mas como eu faço para saber a intensidade na qual devo me exercitar?
Antes de saber a intensidade ideal de treinamento de uma pessoa, é necessário conhecer a Frequência Cardíaca Máxima (FCmax). O melhor método para descobrir a FCmax é ir até um cardiologista e pedir para fazer um teste de esforço, chamado Teste Ergométrico. A partir da FCmax obtida nesse teste, calcula-se, com o percentual da FCmax (%FCMax), as intensidades de treinamento de cada pessoa.
Resumidamente, temos:
  • 50% a 60% | Intensidade Leve
  • 61% a 80% | Intensidade Moderada
  • 81% a 90% | Intensidade Alta

Pra quem não tem condições ou tem preguiça de ir até um cardiologista e fazer o Teste Ergométrico (que deve ser feito anualmente em pessoas acima de 40 anos), existem diversas fórmulas que estimam indiretamente a FCMax. Aliás, tal estimativa da FCMax e (zilhões) de fórmulas possíveis é tema de discussões infinitas entre treinadores.
No final das contas, o resultado obtido na famosa e controversa fórmula FCMax = 220 – idade, acaba sendo próximo a resultados obtidos por fórmulas cientificamente testadas para pessoas até 40 anos. Então, vamos utilizá-la.
Por exemplo, para uma pessoa com 25 anos a FCMax = 220 – 25= 195 bpm (batimentos por minuto).

Cálculo de intensidade

Para controlar a intensidade do treinamento com maior precisão é necessário que a pessoa coloque o frequencímetro logo quando acorda, de preferência sem levantar da cama, e observe o batimento do coração durante 5 minutos. O menor batimento marcado durante esse tempo é o que chamamos de Frequência Cardíaca de Repouso (FCRep).
A FCRep varia entre as pessoas, principalmente entre sedentárias e treinadas, por isso é importante considerá-la.
Esse método de determinação da intensidade do treinamento físico é conhecido como método de Karvonen, muito utilizado entre os treinadores.
Supondo que a FCRep dessa mesma pessoa seja 70bpm, a fórmula para calcular a zona alvo de treinamento é a seguinte:
FCalvo = [(FCMax - FCRep) x %] + FCRep

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Personal Trainer


Para atuar como Personal Trainer é preciso ser um profissional de nível superior, graduado em Educação Física, que possui o conhecimento científico ligado ao desempenho e à performance humana. No aspecto legal de atuação, o profissional deve ter o registro junto ao Conselho Regional de Educação Física.
DEFINIÇÃO: Personal Trainer é uma palavra de origem inglesa, onde a palavra Personal significa individual, particular e a palavra Trainer significa treinador, então, o termo mais próximo em português seria Treinador Particular ou Treinador Individual. O termo Personal Training, onde training significa treinamento, aprendizado, portanto temos Treinamento Particular ou Treinamento Individual. Existem outros termos, que são utilizados para definir este profissional como: Vip Trainer, Professor Particular, Preparador Físico, Treinador Particular, Treinador Pessoal, Consultor Físico, Consultor de Fitness, entre outros. Personal Trainer: O profissional Personal Training: O trabalho realizado
O QUE FAZ :Prescreve e acompanha a execução de exercícios físicos, elabora programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva.
ONDE ATUA: Academias, onde o cliente se matricula, paga a mensalidade, mas tem a orientação e supervisão do Personal. Locais públicos (parques, clubes, ruas de lazer, praças e praias), Estúdios, centros ou clínicas de treinamento personalizado concebida como uma pequena academia de atendimento diferenciado, hotéis, flat's, condomínios, centros de estética, clínicas, "SPAs", centros de saúde e hospitais.

Faça uma aula experimental comigo e sinta a diferença de um real e bom treinamento.
Tel.: (27) 33296495 Cel.: (27) 92779454 e (27) 98947636

Jump Fit


Nem só de alimentação vive o corpo saudável. É preciso muito exercício para entrar em forma, mas bastante gente desanima só de pensar em encarar uma aula chata, complicada e cansativa de ginástica. No entanto, os tempos de malhação sem prazer estão ficando no passado, e atividades que unem a diversão aos resultados benéficos estão cada vez mais em alta. Um grande exemplo é o Jump Fit, uma aula com coreografias sobre um trampolim elástico individual, que chega a queimar de 400 a 900 calorias em 45 minutos.
Os movimentos são similares à antiga ginástica aeróbica, mas muito mais fáceis de fazer e sem o menor impacto nas articulações.
O Jump Fit, aula feita sobre um minitrampolim, chegou a alguns anos e conquistou as academias.
O Jump Fit pode ser realizado por pessoas de vários níveis de condicionamento (de iniciantes a avançados), basta mudar a intensidade dos exercícios.

Caminhar ou Correr?


Até hoje muita gente desconhece os mitos e verdades sobre o assunto

É bem verdade que correr nos faz transpirar mais, entretanto as grandes confusões começam ai. As pessoas crêem que o suor é o maior responsável pelo desempenho quando falamos em perda de peso . Em parte elas têm razão, pois sempre que transpiramos em demasia, diminuímos o peso corpóreo, entretanto não perdemos este peso definitivamente, já que o peso eliminado em uma corrida de baixo de um sol escaldante, ou em uma caminhada de horas é derivado principalmente da perda de líquidos do corpo, ou seja, nestas atividades se perde principalmente litros e não quilos, como muitos pensam! Os líquidos perdidos ao longo das atividades descritas acima são em sua maioria repostos no organismo em até 48 ou 72 horas, e a pior, esta pessoa que fez essa atividade intensa ficará extremamente cansada, desatenta e desconcentrada. Portanto se você acredita que caminhar uma vez por semana, onde você de repente perde 2 litros momentaneamente, é a solução para perder 2 quilos por semana, você está completamente enganado. É necessário como já disse em matérias anteriores, tem que haver consistência e regularidade em seus treinos , e somente com esses ingredientes você realmente alcançará seus objetivos! Então vamos ao que mais interessa, será que é melhor praticar a corrida ou a caminhada? Costumo dizer: Não há exercício errado, e sim pessoas que não devam realizar determinados exercícios. Cada exercício tem sua eficiência e sua segurança, portanto cabe ao praticante estar bem informado se aquele exercício é o mais adequado para o seu objetivo, para sua vida e para o seu histórico de prática de atividades físicas. Portanto digo ainda que se o seu objetivo for treinar para participar de uma maratona, ½ maratona, ou ao final do ano de uma corrida como a corrida de São Silvestre , você realmente deve treinar corrida. Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira forma citada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade do treino, duração da caminhada, regularidade consistência e constância. Para se obter resultados positivos em nível de emagrecimento, diminuição da gordura e medidas, prevenção de doenças, etc. a pessoa deve praticar a caminhada em um ritmo onde sua freqüência cardíaca* esteja sempre entre 60 e 70% da sua capacidade máxima, pois nesse ritmo a pessoa estará dentro do que chamamos de zona lipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada de gorduras é importante que se realize essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, três vezes por semana, de acordo com seu nível de aptidão no momento.

Avaliação Física?



A avaliação física é um processo pelo qual, utilizando-se medidas, pode-se, subjetiva e
objetivamente, exprimir e comparar critérios. É uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo. Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento.
E por que fazer a avaliação física? Porque é preciso traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às condições do aluno, respeitando assim os seus limites e suas deficiências. Ela deve ser realizada por profissionais formados em Educação Física.

Educação Fisica e Atividade Fisica


A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física se refere ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas.