Malhar faz Bem

Malhar faz Bem
Cuide-se e bons treinos

domingo, 31 de outubro de 2010

Musculação na Terceira Idade


Terceira idade não existe mais! Agora chamamos de “melhor idade”, pois esse público é o que mais se beneficia com a prática da musculação. Não importa qual é a idade do praticante, ele sempre terá evoluções treinando. Evidentemente um indivíduo de 20 anos de idade terá resultados maiores e com mais rapidez do que um indivíduo de 60 anos. O que não quer dizer que o indivíduo de 60 não obterá resultado algum. SEMPRE HÁ EVOLUÇÃO, em qualquer idade ou condição física. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país com maior número de idosos do planeta.

A musculação é a atividade mais indicada para este público, por ser uma atividade segura e promover inúmeros benefícios:

- Aumento e fortalecimento da massa muscular;
- Aumento da densidade óssea, prevenindo a Osteoporose;
- Aumento do equilíbrio e coordenação motora, evitando quedas;
- Ajuda no controle de doenças como: Diabetes, artrite, hipertensão e cardiopatias;
- Melhora da ingestão alimentar;
- Redução dos níveis de depressão;
- Melhora da qualidade do sono;
- Aumento da auto-eficácia na realização das atividades cotidianas;
- Melhora da auto-estima e interação social.

Então não espere mais. Comece agora mesmo ou incentive seus pais e avós a praticarem musculação. Os benefícios são inúmeros e podem mudar a vida de qualquer pessoa para melhor. Nunca é tarde para começar!








Avanço



Execução: Mantendo a coluna ereta, afaste bem as pernas de forma antero-posterior, posicionando uma das pernas à frente e a outra atrás (como uma passada larga). Depois agache, flexionando os joelhos, até o ponto em que ambas as pernas formem um ângulo de 90º na articulação do joelho. Para se trabalhar bem o glúteo durante este exercício, é importante concentrar toda a força no calcanhar do pé que está posicionado à frente. A perna que esta posicionada atrás serve apenas como apoio, mas não deve ajudar muito no movimento. Depois basta alternar as pernas, até que sejam realizadas de 3 à 4 séries com cada perna.

Variações: O Avanço apresenta algumas variações. Pode ser feito com a barra livre ou com a barra guiada no Smith. Pode também ser feito com halteres (como na figura acima), executando o movimento sem sair do lugar ou caminhando, conhecido como Avanço Caminhando ou Passada.

Esta é a dica mulheres! Treinem perna 2 vezes na semana e não deixem de fazer o Avanço nos treinos! Este exercício é muito eficiente e promete contribuir para deixá-las com o glúteo firme e definido neste verão!



domingo, 24 de outubro de 2010

Escoliose



A coluna, vista por detrás deve ser "recta", sendo a escoliose uma deformação da coluna na qual ela desvia para um dos lados.
Por vezes existem desvios da coluna que se devem a maus hábitos posturais a que se dá o nome de atitude escoliótica.
A atitude escoliótica é corrigida corrigindo a postura e os maus hábitos posturais.

O que é a escoliose?

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.
Mas, o que salta à vista é o desvio ou desvios laterais da coluna pois é frequente existir mais do que um desvio da coluna. Por norma um dos desvios é o problema sendo o outra a compensação mas nem sempre é assim.

Causas da escoliose?

Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática ou seja não tem causas conhecidas.
No entanto podem existir muitas causas como veremos em causas e tratamento.

Em que idade ela aparece?

A escoliose pode "aparecer" em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.

As escolioses podem aparecer:

• No bebé,
• Na infância,
• Na adolescência,
• No adulto
• E ou no idoso.

Cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens pelo que em todas estas fases da vida da pessoa se deve ter atenção para o estado da sua coluna.

Como verificar se tudo está bem?

Com a pessoa ou criança em pé e olhando por detrás pode-se perceber se existe ou não rectidão da coluna.
Se a coluna fizer um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise de ser corrigido.
Da mesma forma, olhando por detrás e pedindo à pessoa ou criança para se inclinar (dobrar) para a frente:

•Ver se as costas estão de nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro ou
•Um ombro ou área do ombro (ou área toraxica) está mais elevado do que o outro
•Ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro.

Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:

•Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
•Uma perna mais curta ou que dá essa ideia. Frequentemente vê-se no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais baínha do que a outra ou em que as calças junto aos pés não ficam ao mesmo nível.
•As posturas quer em pé quer sentado podem ser sempre erradas e para o mesmo lado.

Quem detecta a escoliose?

Por norma cabe sempre aos pais, aos professores (sobretudo os de educação física) a observação da coluna e das posturas da criança ou pessoa em causa e encaminhar para alguém que possa avaliar a situação, muitas das vezes o ortopedista.
Após a avaliação pelo médico e sempre que exista escoliose (mesmo que pequena e "sem importância") há que recorrer a alguém que possa corrigir eficazmente o problema.

Como corrigir?

A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.
Escusado será dizer que a cirurgia é sempre um método invasivo e que deveria ser evitado sempre que possível.
Quanto ao colete para corrigir a escoliose, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.
Infelizmente como muitos pais que já passaram por este problema já sabem, o colete pouco ou nada faz nas escolioses.
Ou seja acaba por não resolver nada e ainda provoca demasiado sofrimento quer a quem o usa quer aos diversos elementos familiares.
A nível de fisioterapia podem-se usar várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose.
A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares o que pode ser uma mais valia.
Outras abordagens podem incluir massagem, osteopatia, quiroprática, e muitas outras abordagens ou terapias.
Escusado será dizer que há que saber quais as causas da escoliose e corrigir essas causas. Para isso há que saber que soluções usar para as causas que existentes pois podendo as causas ser muitas, também as soluções podem ser muitas.




sábado, 16 de outubro de 2010

Anabolizantes


O que são esteróides anbolizantes e como agem em nossa corpo ?

Os anabolizantes são substância semelhantes aos hormônios masculinos, por isso promovem o aumento de caracteres masculinos e de massa muscular. Também aumentam a capacidade do corpo de absorver proteínas e como consequência a retenção de líquidos, o que promove inchaços. Na maioria das vezes, são consumidos associados a três tipos diferentes e em doses cavalares.

As consequências do uso de Anabolizantes

Existem cerca de 69 tipos de efeitos colaterais documentados, o usuário das superdosagens pode desenvolver problemas no fígado, até mesmo câncer, derrame, mudanças no comportamento e até mesmo câncer. Em homens ocorre a diminuição na produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dores para urinar e desenvolvimentos de mamas. Em adolescentes ocorre a perda prematura do crescimento os tornando mais baixos em relação aos que não utilizam anabolizantes. A parada repentina do consumo pode provocar depressão, insônia, fadiga e o desejo ainda maior de consumir as substâncias.

Enfim, os anabolizantes tem sim sua verdadeira utilização como em tratamentos da osteoporose, deficiência de crescimento e problemas hormonais masculinos, e não para satisfazer o ego. O uso inconsequente de anabolizantes já levaram muitas pessoas à morte, porque na maioria das vezes as consequências são irreversíveis, por isso é aconselhável que sejamos amigos do tempo para obtermos o corpo desejado.
 

sábado, 2 de outubro de 2010

Suar emagrece?


MITO

Transpirar durante a atividade física significa que está emagrecendo

VERDADE

Algumas pessoas forçam a transpiração com a falsa sensação de que estarão emagrecendo se aumentarem a quantidade de suor. A transpiração é resultado da intensidade do exercício e, principalmente, da temperatura e umidade ambiente. Assim, praticar exercícios quando o sol está a pino força uma maior eliminação de água pelo organismo. Emagrecer não significa perder água, mas sim, eliminar gordura corporal. Além disso, a água eliminada será reposta quando feita uma nova hidratação. Para evitar mal estar, cãibras e ter um bom rendimento físico, a hidratação deve ser adequada antes, durante e após o exercício. Durante a atividade física, consumir água em pequenas quantidades, mas em espaços constantes de tempo é recomendado.

Cuidados na hora do exercício

* Faça exercícios antes das 10h da manhã e depois das 17h evitando o calor excessivo, prevenindo, assim, a desidratação

* Tenha sempre com você uma garrafinha de água durante o exercício. Hidratando-se corretamente, você evite cãibras e tem um melhor rendimento

* Os isotônicos são indicados para exercícios de longa duração, repondo além da água, minerais importantes para o organismo .